faq Respostas a perguntas mais frequentes

O nosso serviço de apoio ao cliente está disponível por telefone, por email e através de um serviço de chat para responder às suas perguntas.

Convidámo-lo também a consultar as FAQ abaixo para conhecer as respostas às perguntas mais frequentes:

garantias

> Quais as garantias de que disponho ao comprar em leilão?

As garantias são de vários tipos:

Jurídicas: todos os veículos apresentados estão sujeitos a um pedido de situação administrativa (verificação de registos de penhora ou de oposição).

Mecânicas: um veículo vendido em leilão, no âmbito de uma venda voluntária, está sujeito às leis em vigor como em qualquer transação (particular a particular, profissional a particular). Além disso, os veículos com menos de 6 anos e menos de 150.000 km possuem uma garantia Premium de 12 meses oferecida pela VPauto.

Garantias dos fabricantes: alguns veículos ainda estão sob garantia do fabricante; isto é anunciado na ficha detalhada dos veículos no nosso site www.vpauto.pt
Outros veículos podem ser elegíveis para esta garantia. Não hesite em contactar um representante da marca.

inspeção técnica

> Todos os veículos são sujeitos a uma inspeção técnica?

Os veículos apresentados nas vendas dispõem todos de uma inspeção realizada por um técnico independente. Existem dois tipos de inspeções na VPAuto:

- A inspeção técnica tradicional para todos os veículos com mais de quatro anos. Esta inspeção fica concluída com um test drive realizado por um profissional.

- O "Bilan Expert" (exclusivo da VPAuto) para os restantes veículos: trata-se de uma inspeção muito detalhada em 200 pontos dos veículos com menos de 4 anos, associada a um test drive. A verificação de componentes mecânicos, como o funcionamento da embraiagem, da caixa de velocidades e dos equipamentos de conforto (vidros elétricos, ventilação, aquecimento, ar condicionado, etc.) é realizada por inspetores técnicos independentes.

preço

> Como é fixado o preço inicial?

O preço inicial é fixado de acordo com o preço de mercado do veículo, o preço do novo, o seu estado geral e a sua quilometragem. Por isso, varía de um veículo para outro.

> A que corresponde o preço indicado?

O preço indicado é calculado "prorata temporis", o que significa a partir da data da primeira circulação exata dos veículos. Para os veículos com menos de um ano, o preço é uma estimativa.

> Como calcular o preço final a pagar?

Quando coloca uma ordem de compra ou um leilão através do nosso site, o valor da licitação é apresentado, incluindo as despesas de venda. Além disso, serão faturadas despesas administrativas no valor de 100 €, com impostos.

antes da venda

> Os veículos podem ser comprados antes da venda?

Não, a VPauto é mandatada por um vendedor para vender em seu nome o veículo em leilão. Deste modo, o veículo não pode ser vendido antes de ser apresentado

> É possível conhecer a origem dos veículos?

Os veículos apresentados provêm de retoma de aluguer de longa duração (24 a 36 meses), empresas de locação financeira, fabricantes de automóveis, proprietários de frotas automóveis e diversos proprietários. A origem dos veículos é, portanto, perfeitamente conhecida.

> De que documentos necessita para poder licitar?

Para participar nos nossos leilões, deverá estar inscrito no nosso site.
Os documentos comprovativos seguintes: cartão de cidadão, comprovativo de IRS e de morada terão que ser previamente enviados.
Todos os documentos serão examinados com antecedência pela VPAUTO antes do leilão.
Convidámo-lo a ler com atenção os termos e condições gerais dos nossos leilões.

Convidamo-lo a consultar as condições gerais de venda para conhecer as modalidades de venda exatas.

leilões online

> Não posso estar presente no dia da venda: posso apresentar uma ordem de compra?

Claro, para participar nos nossos leilões sem se deslocar, basta emitir uma ordem de compra. Faremos ofertas em seu nome no dia do leilão.

Para saber como emitir uma ordem de compra, aceda a vpauto.pt

> Como emitir uma oferta online?

Uma ordem de compra permite-lhe licitar à distância respeitando o seu orçamento.

Para apresentar uma ordem de compra e participar nos leilões online, deve ter uma conta em vpauto.pt (criar uma conta). Uma vez identificado, consulte a ficha do veículo que deseja licitar.

Em seguida, indique o preço máximo que definiu antes de clicar em ' emitir a ordem de compra''. Para validar a sua ordem de compra, solicitaremos os seus dados completos (incluindo os dados bancários).

Obviamente, é possível apresentar licitações para vários veículos: para isso, após ter efetuado a sua primeira ordem de compra, basta selecionar outros veículos da sua escolha. Terá, assim, mais oportunidades de obter um veículo durante a venda.
Ser-lhe-á pedido automaticamente o número de veículos que pretende comprar na venda (1 de 5, 1 de 3, 2 de 3, etc.).

> Se não me puder deslocar, posso participar na venda online?

Sim, graças à VPauto Live. Esta funcionalidade, acessível a partir da Internet em todos os tipos de ecrãs, oferece a possibilidade de participar em leilões em direto sem se deslocar. Graças à opção Live, pode gerir as suas licitações ao mesmo tempo que nos salões.
As modalidades de registo e de pagamento são as mesmas das da ordem de compra.

> Quais são as vantagens de apresentar uma licitação ou uma ordem de compra online?

Seja para apresentar uma ordem de compra ou para emitir uma licitação na opção Live, a VPAuto garante transparência, simplicidade e segurança.

A ordem de compra e a licitação na opção Live são muito rápidas. Em menos de cinco minutos, transmite a sua ordem de compra ou a sua licitação, a partir de qualquer computador ligado à Internet, onde quer que esteja.
O pagamento online é gerido através de um site seguro. Não corre qualquer risco.

> Como anular uma ordem de compra através do site, se eu já não quiser efetuar a compra?

Todas as ordens de compra podem ser anuladas até à véspera da venda, à meia-noite. Neste caso, a transação é anulada.
Passado este prazo, contacte o nosso serviço de Apoio ao cliente através do número 308.800.274.

após a venda

> Posso retratar-me depois de ganhar um leilão?

Desde a adjudicação, a transferência de propriedade é efetiva. Não é possível qualquer retratação.

> De que prazo disponho para pagar o meu veículo?

O pagamento do veículo deve ser realizado no prazo de dois dias úteis.

> De que prazo disponho para levantar o meu veículo?

A tomada de posse dos veículos adquiridos deve ser realizada no prazo máximo de 15 dias após a venda. Passado este prazo, as despesas de armazenamento serão faturadas ao preço de 10 € (sem impostos) por dia adicional.
Haut