faq Perguntas mais frequentes

VPauto PRO

Que interesse tem para mim comprar os meus veículos na VPauto PRO?

A VPauto é o primeiro operador francês de vendas de veículos em leilões. Além dos preços propostos que são muito competitivos, com 2500 veículos apresentados em média a cada semana, tem a garantia de encontrar em permanência uma grande seleção de veículos de todas as marcas, de todos os tipos (veículos de turismo, utilitários, para reparar ou não) e com todos os intervalos de preços. Os ritmos das vendas também são muito interessantes para si: 4 vendas eletrónicas em média por dia (com possibilidade de compra imediata) e 1 venda pública por semana. É garantia de encontrar rapidamente o produto desejado.

Antes da venda

> Como posso registar-me nas vendas da VPauto PRO?

Para participar nas nossas vendas eletrónicas e públicas, deve ter uma conta profissional VPauto PRO.
Para se registar e receber as suas credenciais, preencha o formulário de registo proposto em: página de adesão. Será contactado por um conselheiro comercial o mais brevemente possível para confirmar o seu pedido de registo.

> Quais são os documentos necessários para me registar?

As vendas eletrónicas da VPauto PRO estão exclusivamente reservadas aos profissionais do setor automóvel. É por isso que lhe pedimos, desde a fase de registo, que nos forneça o Kbis (certidão de registo comercial), o número de IVA e o documento de identificação nacional do diretor.

> Não consigo iniciar sessão. Quem posso contactar?

O contacto principal para acompanhá-lo nas suas compras é o seu conselheiro comercial. Se necessário, ele poderá ajudá-lo na utilização da plataforma de vendas eletrónicas. Caso não o conheça, contacte-o através do número + 33 2 53 78 82 00.

> Esqueci-me da palavra-passe. O que devo fazer?

Clique em ''palavra-passe esquecida''. Receberá automaticamente a palavra-passe dentro de alguns segundos.

> É possível conhecer a origem dos veículos?

Os veículos apresentados provêm de retoma de aluguer de longa duração, empresas de locação financeira, fabricantes de automóveis, empresas de aluguer de curta duração e redes de concessionários. A origem dos veículos é, portanto, perfeitamente conhecida. Não está indicada na ficha do veículo, mas encontra-a no certificado de venda pública do vendedor.

> Como é fixado o preço inicial?

O preço inicial é fixado de acordo com o preço de mercado do veículo, o preço do novo, o seu estado geral e a sua quilometragem. Por isso, varia de um veículo para outro.

Durante a venda

> Por que motivo não posso efetuar uma oferta?

Pode haver diferentes motivos:
- A sua conta não foi validada pelo seu conselheiro comercial, entre em contacto com ele
- A apresentação da utilização da plataforma de vendas ainda não foi efetuada
- Há um atraso num dos seus pagamentos. Lembramos que tem 48 horas para efetuar o pagamento, por transferência bancária, do(s) veículo(s) obtido(s) numa venda.

> Como funcionam as vendas?

Depois de o seu pedido de registo ser confirmado pelo seu conselheiro comercial, pode aceder a todos os formatos de vendas (vendas públicas, LIVE e vendas eletrónicas). Para as vendas eletrónicas, só precisa de se identificar em vpauto.fr/pro e de clicar numa das vendas propostas ou efetuar uma pesquisa de veículo no motor de pesquisa.

Cada veículo possui uma ficha descritiva que inclui todos os elementos necessários para a sua decisão (detalhes do veículo, localização, fotografias, preço inicial).

O nosso sistema propõe-lhe 4 maneiras de apresentar as suas ofertas em função das vendas:
- Depósito de leilões (com um patamar de 50 €).
- Ao definir o seu preço máximo (especifica o seu limite de preço máximo. O sistema licita em seu nome, se necessário, dentro do limite que indicou. Se efetuar uma licitação máxima, o preço indicado atingirá diretamente o preço de reserva, então, o preço indicado aumentará em mais de 50 € de uma só vez se a sua licitação máxima for superior a 50 € de desvio do preço de reserva.).
- Compra imediata (sistema de leilão, mas com a possibilidade de comprar o veículo imediatamente a um preço definido; o veículo sai então da venda).
- Preço fixo (não há qualquer leilão, há um preço anunciado, clica uma vez e o veículo é seu).

As ofertas incluem todas as despesas.

O funcionamento das vendas é apresentado em vídeo > ver o vídeo

> Em que consiste o minuto adicional sobre as vendas eletrónicas exclusivas?

O minuto adicional permite dar uma oportunidade a todos. Se alguém faz uma oferta nos últimos 60 segundos, o cronómetro começa novamente durante um minuto até que ninguém faça uma licitação nos últimos 60 segundos.

> Quais são as despesas de venda aplicadas sobre as nossas vendas eletrónicas?

Os preços indicados incluem taxas de venda.
Se exportar os veículos na CE ou fora da CE com o IVA recuperável, conte com 35 € (sem impostos) ou 42 € (com impostos) de despesas administrativas a mais por veículo.

> E o IVA?

Na página de descrição do veículo, pode ver a menção ao IVA: sim/IVA: não (imposto sobre o valor acrescentado).
IVA sim: se tiver como destino a exportação, o veículo será faturado sem impostos.
IVA não: o veículo será faturado com impostos, o IVA sobre a margem já está incluído no preço (menção TTC em França).

> Como seguir a minha oferta sobre um veículo aquando de uma venda eletrónica exclusiva?

É-lhe proposto um código de cores para seguir o estado do seu leilão:

Fundo laranja: é o melhor licitador, mas o preço mínimo (preço do vendedor) não foi alcançado. No final da venda, o seu preço será comunicado ao vendedor. O seu conselheiro comercial informará sobre o seguimento dado à proposta.

Fundo vermelho: já não é o melhor licitador.

Fundo verde: a sua oferta é a melhor e o preço mínimo foi alcançado. No final da venda, receberá um email de confirmação de compra.

O funcionamento das vendas é apresentado em vídeo > ver o vídeo

Após a venda

> O que acontece quando uma venda termina?

Recebe um email com informações sobre o estado da sua licitação:
- A sua licitação terminou com a cor VERDE: obteve o veículo; receberá um email de confirmação no final da venda
- A sua licitação terminou com a cor VERMELHA: não obteve o veículo
- A sua licitação terminou com a cor LARANJA: a sua oferta não foi suficiente (preço de reserva não alcançado). Neste caso, o seu conselheiro comercial encarrega-se de transmitir o seu preço ao vendedor. O seu conselheiro comercial informará num prazo de 48 horas acerca da resposta do vendedor.

> Consegui obter a viatura. O que devo fazer agora?

1. Nas 48 horas seguintes ao encerramento da venda, a sua fatura estará disponível na sua área de cliente em as minhas encomendas.

2. Pagar as minhas compras no prazo de 48 horas por transferência bancária.

3. Deverá preencher uma declaração se,
- É um cliente estrangeiro; envie-nos uma declaração de entrega intracomunitária para backofficeexport@vpauto.fr. Pode carregar o documento em as minhas encomendas.
- É um cliente francês exportador. Tem de fornecer uma declaração de isenção de IVA.

4. Após a receção dos documentos devidamente preenchidos e do pagamento (no prazo de 48 horas), será adicionado um título de levantamento na sua área de cliente em as minhas encomendas dentro de 5 dias úteis.

> Como e quando devo pagar a viatura?

O pagamento deve ser efetuado por transferência bancária nas 48 horas seguintes à adjudicação.

> Em que consiste um título de levantamento?

Um título de levantamento é um documento emitido pelos nossos serviços, que atesta que pagou o veículo e que tem autorização para efetuar o respetivo levantamento. Este documento é obrigatório para levantar uma viatura. Contém informações práticas para levantar o veículo (endereço do parque de armazenamento, procedimento de levantamento).

> Quando poderei levantar a viatura?

Um veículo pode ser levantado pelo transportador no seu parque de armazenamento apenas se tiver um título de levantamento e após ter contactado o parque para conhecer as condições de levantamento. Este título é emitido pelos nossos serviços e pode encontrá-lo na sua área de cliente, em "as minhas encomendas". O documento indica as modalidades de levantamento, que são específicas de cada parque

> Quando receberei os documentos da minha viatura?

Veículo destinado ao mercado francês: receberá o processo completo do veículo após recebermos o seu pagamento.
Veículo destinado à exportação: receberá o processo do veículo após recebermos o seu pagamento e a carta de porte (CMR) da viatura preenchida (assinada, carimbada e datada). A CMR está disponível na secção "as minhas encomendas".

> Posso receber os documentos da minha viatura num outro endereço de faturação?

Não, os documentos são enviados apenas para o endereço de faturação.

> E se quiser anular a minha compra?

Está a participar numa venda em leilão. A adjudicação corresponde a um contrato de venda e implica a transferência de propriedade. Não é possível efetuar qualquer modificação depois de a adjudicação ser decretada no contrato. Lembramos também que o lucro da venda é pessoal e não pode ser cedido a terceiros sem o acordo expresso prévio do Vendedor.

Léxico

Adjudicação: O termo "vendido" marca o final do leilão e a transferência de propriedade do objeto para o último licitador.

Preço de reserva: O preço de reserva corresponde ao preço mínimo do vendedor.

Base de licitação: Ponto de partida dos leilões.

Estimativa: Determinação do valor de um veículo no final de uma avaliação através de um intervalo de preços. Corresponde ao montante que o lote deverá atingir, de acordo com o leiloeiro, na venda em leilões públicos.

Ordem de compra: Mandato entregue por um cliente à empresa de vendas, a fim de comprar em seu nome nas melhores condições, caso não possa assistir à venda. Deve ser preenchido um formulário para este fim.

CMR: Documento de transporte terrestre, a carta de porte (CMR) da viatura certifica não só a assunção das mercadorias em boas condições, mas também da expedição a partir do momento em que o transportador assina o documento.

Tem perguntas?

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