Perguntas frequentes

VPauto PRO

Que interesse tem para mim comprar veículos na VPAuto PRO?

A VPAuto é o primeiro operador francês de vendas de veículos em leilões. Além dos preços propostos que são muito competitivos, com 2500 veículos apresentados em média a cada semana, tem a garantia de encontrar em permanência uma grande seleção de veículos de todas as marcas, de todos os tipos (veículos de turismo, utilitários, para reparar ou não) por diversos preços. Os ritmos das vendas também são muito interessantes para si: 4 vendas eletrónicas em média por dia (com possibilidade da opção de COMPRA IMEDIATA) e 1 venda pública por semana.

Antes da venda

> Como posso registar-me nas vendas da VPauto PRO?

Para participar nas nossas vendas eletrónicas e públicas, deve efectuar um registo na plataforma da VPAuto PRO.
Para se registar e receber as suas credenciais, preencha o formulário de registo em: página de adesão. Será posteriormente contactado por um conselheiro comercial para confirmar o seu pedido de registo.

> Quais são os documentos necessários para me registar?

As vendas eletrónicas da VPAuto PRO estão exclusivamente reservadas aos profissionais do setor automóvel. É por isso que lhe pedimos, desde a fase de registo, que nos forneça a certidão de registo comercial, o NIPC e a cópia do documento de identificação do representatnte legal da empresa.

> Não consigo iniciar a sessão. Quem posso contactar?

O contacto principal para acompanhá-lo nas suas compras é o seu conselheiro comercial. Se necessário, ele poderá ajudá-lo na utilização da plataforma de vendas eletrónicas. Caso não o conheça, contacte-nos através do número +351 308 807 564

> Esqueci-me da palavra-passe. O que devo fazer?

Clique em "Esqueceu-se da palavra-passe". Receberá automaticamente a palavra-passe dentro de alguns segundos.

> É possível conhecer a origem dos veículos?

Os veículos apresentados provêm de empresas de aluguer de longa e curta duração, empresas de locação financeira, fabricantes de automóveis, proprietários de frotas automóveis. São diversos os proprietários. A origem dos veículos é, portanto, perfeitamente conhecida.

> Como é fixado o preço base de licitação ?

O preço base de licitação é fixado de acordo com o preço de mercado do veículo, o preço em novo, o seu estado geral e a sua quilometragem. Por isso, é sempre variável de veícilo para veículo.

Durante a venda

> Por que motivo não posso efetuar uma oferta?

Pode haver diferentes motivos:
- O seu REGISTO não foi validada pelo seu conselheiro comercial. Deve assim contactá-lo
- A apresentação da utilização da plataforma de vendas ainda não foi efetuada
- Há um atraso num dos seus pagamentos. Lembramos que tem de efectuar o pagamento do(s) veículo(s) adquirido(s) num prazo de 48 horas úteis após a adjudicação. O pagamento deve ser efectuado exclusivamente por transferência bancária.

> Como funcionam as vendas?

Depois do seu registo ser confirmado pelo seu conselheiro comercial, pode aceder a todos os formatos de vendas (vendas públicas, LIVE e vendas eletrónicas). Para as vendas eletrónicas, só precisa de se identificar em vpauto.pt/pro e de clicar numa das vendas propostas ou efetuar uma pesquisa de veículo no motor de pesquisa.

Cada veículo possui uma ficha descritiva que inclui todos os elementos necessários para a sua decisão, tais como: detalhes do veículo, localização, fotografias, preço inicial, etc....

O nosso sistema propõe-lhe 4 formas de efectuar as suas ofertas em função das vendas:
- LANCES de leilões (com um patamar de 50 €).
- OFERTA MÁXIMA: defina o preço máximo que está disposto a pagar. O sistema licita em seu nome, se necessário, dentro do limite que indicou.
- COMPRA IMEDIATA : Sistema de leilão, mas com a possibilidade de comprar o veículo imediatamente a um preço definido; o veículo sai então da venda quando licitado e a venda é-lhe adjudicada
- PREÇO FIXO: Não há qualquer leilão. Há um preço anunciado. Clica uma vez e o veículo é-lhe adjudicado.

O funcionamento das vendas é apresentado em vídeo > ver o vídeo

> Em que consiste o MINUTO ADICIONAL sobre as vendas eletrónicas exclusivas?

O minuto adicional permite dar uma oportunidade a todos. Se alguém faz uma oferta nos últimos 60 segundos, o cronómetro começa novamente durante um minuto até que ninguém faça uma licitação nos últimos 60 segundos.

> Quais são as despesas de venda aplicadas sobre as nossas vendas eletrónicas?

Os preços indicados incluem as taxas de venda.
Se importar os veículos na CE ou fora da CE com o IVA recuperável, existem despesas adicionais conforme estipuladas nas condições gerais de venda.

> E o IVA? Na ficha descritiva dos veículos figura uma das seguintes menções relativas ao IVA:

- «SIM»: o IVA à taxa legal em vigor é incluído no preço de venda. Será emitida uma factura com descrição do IVA.
- «NÃO»: o IVA não è descriminado na factura do veículo.

> Como seguir a minha oferta sobre um veículo aquando de uma venda eletrónica exclusiva?

É-lhe proposto um código de cores para seguir o estado da sua licitação em leilão:

Fundo LARANJA é o melhor licitador, mas o preço mínimo desejado pelo vendedor ainda não foi alcançado. No final da venda, o seu preço será comunicado ao vendedor. O seu conselheiro comercial informá-lo-á sobre o resultado da proposta, e consequentemente se a venda lhe foi ou não adjudicada..

Fundo VERMELHO: já não é o melhor licitador.

Fundo VERDE: a sua oferta é a melhor e o preço mínimo foi alcançado. No final da venda, receberá um email de confirmação de compra.

O funcionamento das vendas é apresentado em vídeo > ver o vídeo

Após a venda

> O que acontece quando uma venda termina?

Recebe um email com a informação sobre o estado da sua licitação:
- A sua licitação terminou com a cor VERDE: a venda do veículo foi-lhe adjudicada; receberá um email de confirmação no final da venda
- A sua licitação terminou com a cor VERMELHA: a venda do veículo não lhe foi adjudicada.
- A sua licitação terminou com a cor LARANJA: a sua oferta não foi suficiente porque o preço de reserva não foi alcançado. Neste caso, o seu conselheiro comercial encarrega-se de transmitir ao vendedor o preço proposto e posteriormente será informado acerca da possivel adjudicação.num prazo de 48 horas úteis.

> Consegui obter o veículo. A venda foi-me adjudicada. O que devo fazer agora?

1. Nas 48 horas seguintes ao encerramento da venda, a sua fatura estará disponível na sua área de cliente em as minhas encomendas.

2. Deve efectuar o pagamento exclusivamente por transferência bancária no prazo de 48 horas úteis após a adjudicação da venda.

3. Deverá preencher uma declaração se,
- É um cliente estrangeiro: envie-nos uma declaração de entrega intracomunitária para [email protected]. Pode carregar o documento em as minhas encomendas.
- É um cliente importador: Tem de fornecer uma declaração de isenção de IVA.

4. Após a receção dos documentos devidamente preenchidos e da confirmação do pagamento, ser-lhe-á facultada uma autorização de levantamento na sua área de cliente em as minhas encomendas dentro de 5 dias úteis.

> Como e quando devo efectuar o pagamento?

O pagamento deve ser efetuado exclusivamente por transferência bancária nas 48 horas úteis seguintes à adjudicação.

> Em que consiste a declaração de levantamento?

A declaração de levantamento é um documento emitido pelos nossos serviços, que confirma a validação do pagamento do veículo e que tem autorização para efetuar o respetivo levantamento. Este documento é obrigatório para proceder à sua recolha do veículo. Contém informações práticas para proceder à recolha do veículo (endereço do parque de armazenamento, procedimento de levantamento).

> Quando poderei levantar o veículo?

Um veículo pode ser levantado pelo transportador no seu parque de armazenamento apenas se tiver uma autorizaçãotítulo de levantamento e após ter contactado o parque para conhecer as condições de levantamento. Esta ãutorização é emitida pelos nossos serviços e pode encontrá-lo na sua área de cliente, em "as minhas encomendas". O documento indica as modalidades de levantamento, que são específicas de cada parque.

> Quando receberei os documentos do veículo?

Veículo destinado ao mercado Português: receberá o processo completo do veículo após validação do pagamento.
Veículo destinado à importação: receberá o processo do veículo após validação do pagamento e o documento de transporte (CMR) do veículo.

> Posso receber os documentos do veículo num outro endereço diferente do da faturação?

Não, os documentos são enviados apenas para o endereço de faturação.

> E se quiser anular a minha compra?

Está a participar numa venda em leilão. A adjudicação corresponde a um contrato de venda e implica a transferência de propriedade. Não é possível efetuar qualquer modificação depois de a adjudicação ser decretada no contrato. Lembramos também que o lucro da venda é pessoal e não pode ser cedido a terceiros sem o acordo expresso prévio do Vendedor.

Léxico

Adjudicação: O termo “VENDIDO" marca o final do leilão e a transferência de propriedade do veículo será efectuada para o licitador vencedor.

Preço de reserva: O preço de reserva corresponde ao preço mínimo pelo qual o vendedor se dispõe a efectuar a venda do veículo.

Base de licitação: Valor do veículo pelo qual se inicia o leilão do veículo.

Estimativa: Determinação do valor de um veículo no final de uma avaliação através de um intervalo de preços. Corresponde ao montante que o lote deverá atingir, de acordo com o leiloeiro, na venda em leilões públicos.

Ordem de compra: Mandato entregue por um cliente à VPAuto , a fim de licitar em seu nome (no caso em que não pode assistir à venda). Deve ser preenchido um formulário para esse fim.

CMR: Documento de transporte terrestre (CMR) do veículo certifica não só a assunção das mercadorias em boas condições, mas também da expedição a partir do momento em que o transportador assina o documento CMR.

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